OTOPLASTIA – CIRURGIA PARA ORELHAS EM ABANO
A otoplastia , ou cirurgia orelha , talvez seja um dos procedimentos estéticos de maior impacto no estado emocional e modo de encarar a vida do paciente. Algumas pessoas nascem com orelhas com o formato diferente do normal, a chamada orelha em abano, onde o paciente apresenta orelhas protusas, com a borda lateral mais distanciada da cabeça, dando a impressão de serem maiores. A orelha em abano normalmente causa incômodo e constrangimento, principalmente na infância, onde a criança se torna alvo de gozações e brincadeiras pelos colegas, trazendo como conseqüência marcas profundas em sua auto estima, pois é justamente no período pré- escolar que começam os problemas de ordem psicológica.
Fig. 1 – Alguns exemplos onde está indicada a realização da otoplastia
A orelha é uma delicada e exigente estrutura. Na otoplastia , o cirurgião plastico deve atuar com extremo senso artistico, literalmente esculpindo a cartilagem da orelha, para criação de contornos e silhuetas que previamente não existiam. A otoplastia encontra-se indicada a partir dos 5-7 anos de idade, período em que a orelha já está totalmente formada e possui tamanho praticamente igual à do adulto, evitando-se que a criança seja alvo de zombarias, com os reflexos psicológicos daí advindos. Em geral, a cirurgia otoplastia é realizada com anestesia local mais sedação, praticamente sem dor ou incômodo. Em alguns casos, de crianças não cooperativas, pode-se preferir o uso da anestesia geral. A otoplastia é relativamente simples e a cicatriz fica escondida atrás da orelha, praticamente imperceptivel. Normalmente o cirurgião faz uma incisão pequena no fundo da orelha para expor a cartilagem. Ele então esculpe a cartilagem e assim dobra-a para trás em direção à cabeça. Ocasionalmente, o cirurgião removerá um pedaço maior de cartilagem para proporcionar uma dobra mais natural quando a otoplastia estiver completa. Através de múltiplas suturas, a cartilagem é moldada e fixada, dando nova forma a orelha do paciente. Os pontos da cirurgia de otoplastia geralmente são retirados 15 dias apos o procedimento, e o paciente deve usar uma faixa elastica compressiva no local, semelhante a de um tenista, no pos operatorio da cirurgia orelha.
Fig. 2 – Desenho esquematico de uma cirurgia orelha ( otoplastia )
Como em toda cirurgia estética a indicação para realização da otoplastia deve partir da vontade do próprio paciente. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, e que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso. Estando o paciente ciente da importância que a otoplastia pode ter em sua vida, provavelmente vai cooperar mais com a cirurgia e ficar mais contente com o resultado. Apesar da cirurgia de otoplastia poder ser efetuada em crianças, o tratamento na idade adulta é também bastante comum.
** Atenção: O video contém cenas de cirurgias e são mantidas por terceiros no site YOUTUBE.com , de modo que não nos responsabilizamos por seu conteúdo. Apenas providenciamos o link para o mesmo**
Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência em otoplastia, que irão lhe indicar o tratamento cirúrgico mais adequado para o seu caso . Diariamente testemunhamos as grandes transformações fisicas e emocionais que nossos pacientes relatam após a realização da otoplastia. Nós sabemos o quanto o seu modo de encarar a vida, confiança e auto estima irá se elevar, quando após a otoplastia , o paciente encara o espelho e percebe a harmonia facial proporcionada pela correção das incomodas orelhas em abano.
OUTROS PROBLEMAS DE ORELHA CORRIGIDAS PELA OTOPLASTIA
Além da orelha de abano, existem outras alterações bastante comuns da orelha, como o lobulo bifido, que também causam inesteticismos e que podem ser corrigidas pela otoplastia. O lobulo bifido se refere a deformidade causada por brincos excessivamente pesados, levando a um “rasgo” no lobulo da orelha. Além do uso inadequado de brincos pesadíssimos, outros fatores também podem ocasionar a ” orelha rasgada “, como piercings muito grandes, que provocam o alargamento do lóbulo, e bebês que gostam de puxar brincos grandes e atraentes das orelhas, como se fossem brinquedos. A cirurgia de otoplastia para reparação de orelhas rasgadas ( lobulo bifido ) é relativamente simples, realizada sob anestesia local, com duracao media de 40 minutos e com otimos resultados esteticos.
Fig. 3 – A cirurgia orelha ( otoplastia ) corrije problemas como lobulo orelha rasgado por brincos