Quando se fala em seios grandes, geralmente nos referimos ao sexo feminino, onde essa característica é bastante atraente e desejável. Porém, quando nos deparamos com aumento dos seios na população masculina, essa condição está geralmente associada a vergonha e grande constrangimento social.
ginecomastia – cirurgia ginecomastia – anabolizantes
A ginecomastia , termo médico para o aumento das mamas em homens, é mais comum do que se pensa. Estima-se que a ginecomastia afete até 40% dos homens, em uma ou ambas as mamas. Geralmente, a ginecomastia está relacionada a um desequilíbrio hormonal, onde há um aumento da produção de estrogênio e diminuição da produção de testosterona. Embora certas drogas ( ex: esteróides anabolizantes, remédios para pressão, etc) e condições médicas ( ex: cirrose hepática, desordens hormonais ) possam contribuir para o aparecimento da ginecomastia masculina , na maior parte dos casos de ginecomastia não se observa uma causa para ocorrência da ginecomastia que seja identificável ( “ginecomastia idiopática”).
Algumas fotos ginecomastia onde está indicada a cirurgia
Homens com ginecomastia costumam ter baixa auto estima e se isolar socialmente, devido ao contrangimento ocasionado pelo aumento dos seios. Os meninos na puberdade são os que mais sofrem com a ginecomastia. Nessa fase em que estão mais vulneráveis a gozações , a presença da ginecomastia pode levá-los a quadros de inibição e isolamento. Muitos deixam de freqüentar piscinas e praias e evitam aparecer sem camisa em público – mesmo em uma simples partida de futebol entre colegas. Felizmente, na maioria das vezes, a ginecomastia é benigna, assintomática (embora alguns pacientes possam relatar sintomas ginecomastia como sensibilidade ao contato e dor na apalpação) e perfeitamente tratável através de uma cirurgia relativamente simples, e com ótimos resultados estéticos.
A pergunta mais importante que o paciente portador de ginecomastia deve se fazer é a seguinte: A ginecomastia está me incomodando psicologicamente e/ou fisicamente? Se a resposta for positiva, a cirurgia para tratamento da ginecomastia pode estar indicada para o seu caso.
CIRURGIA DE GINECOMASTIA
A cirurgia para tratamento ginecomastia pode ser realizada em pacientes de qualquer idade que gozem de boa saúde física e psicológica. Na maior parte dos casos, a cirurgia de ginecomastia é realizada sob anestesia local associado a sedação oral, com duração média de 2h, sendo o paciente liberado logo após o procedimento. A cirurgia será realizada pelo Dr Valter Hugo, cirurgião plástico da SBCP com larga experiência no tratamento da ginecomastia.
De acordo com o tipo de ginecomastia apresentada pelo paciente, o tratamento cirúrgico pode ser:
1) Lipoaspiração : Indicado nos casos de pseudoginecomastia, onde há apenas acúmulo de gordura sobre o músculo peitoral. A lipoaspiração é geralmente realizada utilizando a técnica de anestesia local tumescente, que resulta em rápida recuperação e baixissimo indice de sangramentos.
Nos casos onde a ginecomastia é composta apenas de gordura, é realizada uma lipo através das incisões 1 e 2. Se há tecido glandular, é realizado um corte periareolar inferior ( foto a direita ).
2) Remoção cirúrgica da glândula : Indicado nos casos de ginecomastia verdadeira, onde há um aumento anormal do tecido glandular mamário. Por ser um tecido fibroso e endurecido, que não pode ser eliminado simplesmente com a lipoaspiração, é necessária a realização de um corte na região periareolar inferior da mama acometida, para retirada da glândula.
A cicatriz resultante apresenta ótimo aspecto estético, devido a coloração naturalmente escurecida da região areolar, que irá ” disfarçar ” a cicatriz. Na maior parte dos casos, a ginecomastia é do tipo mista, necessitando da combinação de lipoaspiração e remoção cirúrgica do tecido glandular, resultando em um peitoral com ótimo aspecto estético: firme e plano, consistente com o contorno corporal masculino.
3) Mamoplastia Redutora : Em alguns casos de ginecomastia severa, ( ginecomastia grau 3 ) o paciente pode apresentar um excesso de pele flácida , além do aumento do tecido mamário e gordura, o que requer uma cirurgia de maior porte, geralmente sob anestesia geral e com uma cicatriz maior . Nesse caso a cicatriz da ginecomastia tera seu tamanho relacionado com a quantidade de pele flacida a ser retirada, podendo ser uma cicatriz horizontal , vertical ou um “T” invertido.
Foto de ginecomastia severa ( grau 3 ), onde a cicatriz resultante pode ser horizontal.
RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA GINECOMASTIA
É normal sentir algum desconforto por alguns dias após a realização da cirurgia de ginecomastia. Esses sintomas são passageiros e facilmente controlados pelos analgésicos receitados pelo cirurgião no pós operatório. A maior parte dos pacientes retorna as atividades cotidianas e trabalho entre 24-48h, desde que o mesmo não exija a realização de esforço físico intenso. A retirada dos pontos é realizada entre 7 e 14 dias após a realização da cirurgia de ginecomastia.
Evolução da cicatriz de ginecomastia : 1) pós operatório imediato, 2) um mês, 3) um ano depois
A cirurgia de ginecomastia pode proporcionar grande melhora na sua aparência e auto confiança, desde que as expectativas a respeito do procedimento sejam realistas. Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência no tratamento da ginecomastia, que irão lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso . Para agendar sua consulta de avaliação na clínica Bioplastica ligue 021-3547-8621 ou 2284-1721 e converse com nossas atendentes. A solução para esse incomodo problema pode estar mais próxima do que voce imagina!